Princípios

A cadeia de negócios no campo de concessão de crédito no Brasil apresenta, em resumo, uma estrutura que envolve Instituições Financeiras, Correspondentes e Promotores de Correspondente.

O Promotor de Correspondente é a ponta de contato desse processo de universalização da bancarização, garantindo a capilaridade do sistema. Sua profissionalização e conduta de acordo com princípios éticos, respeitando o cliente tomador, é condição fundamental para a segurança do sistema financeiro e satisfação das necessidades dos clientes e da sociedade.
 
A Certificação Profissional de Promotores de Correspondente da ANEPS (Certificação ANEPS) envolve não somente um exame de certificação, mas também atendimento ao Código de Ética e Conduta e atuação de uma Ouvidoria, como forma de autorregulação do Setor.
 
O Código de Ética e Conduta é uma série de princípios e regramentos aplicáveis ao Promotor de Correspondente, envolvendo seu relacionamento com o Cliente, Correspondente, Instituição Financeira e Sociedade. Para que o Promotor de Correspondente seja certificado, ele deve se submeter ao Código de Ética e Conduta e prestar todo o suporte no caso de uma denúncia em relação ao seu comportamento.
 
A Ouvidoria ANEPS é a responsável pelo registro das ocorrências e abertura de processos disciplinares em relação às violações do Código de Ética e Conduta por parte de Promotores de Correspondente certificados ou em processo de certificação. A Ouvidoria ANEPS está subordinada à Comissão de Ética, que conta com participação de outras entidades além da ANEPS, que julga os recursos e toma as decisões em instância final.
 
Quanto aos requisitos de educação, somente serão certificados Promotores de Correspondente que declararem ter completado, no mínimo a 4ª série do ensino básico (atual 5º ano do ensino Fundamental). Não existem exigência prévias de experiência ou treinamentos, apesar de a Certificação ANEPS estimular o desenvolvimento profissional dos candidatos.
 
Quanto ao Teste, chamado do Exame de Certificação, este tem as seguintes características:
 

  • 40 questões de múltipla escolha (para validade de 4 e 5 anos);
  • 30 questões de múltipla escolha (para validade de 1 a 3 anos);
  • Requisito de aprovação: acerto de no mínimo 70%;
  • Tempo de exame: 90 minutos

 
Renovação da Certificação ANEPS – Após o período de validade da certificação, há necessidade de realização de nova prova para renovar a certificação. A manutenção da certificação no prazo de sua vigência está condicionada a não existência de processos julgados como procedentes pela Ouvidoria ANEPS.