Denúncias

A fim de fiscalizar e incentivar as melhores práticas do mercado de promotoras de crédito e correspondentes no país, a associação dispõe de um canal de ouvidoria em que podem ser feitas denúncias de condutas que, por ventura, venham a ferir as regras do no Código de Ética e Conduta da Aneps. Existem procedimentos que disciplinam a Ouvidoria e os Processos Disciplinares.

  • Recebimento da denúncia fundamentada no Código de Ética e Conduta;
  • Avaliação da pertinência pelo Ouvidor da Aneps;
  • Coleta de informações adicionais, se aplicável;
  • Parecer final do Ouvidor e comunicação às partes envolvidas (1ª instância);
  • No caso de discordância do parecer do processo, decisão final da Comissão de Ética (2ª instância);
  • Aplicação das penalidades previstas (conforme decidido na 1ª ou 2ª instância).

Para denúncias sobre Promotores de Correspondentes certificados pela ANEPS ou empresas associadas, preencha o formulário abaixo. O prazo de resposta é de até 5 dias úteis.

Para dúvida, reclamação ou sugestão, escreva para ouvidoria@aneps.org.br ou ligue 0800-777-4654, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.